Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo).
O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.
Mesmo sendo uma área nova dentro da ciência, reconhecida apenas a partir de 1879, abrange muitas sub-áreas de estudo. Entre elas, as principais são:
Psicologia Clínica;
Psicologia Comportamental;
Psicologia da Saúde;
Psicologia Educacional;
Psicologia Forense;
Psicologia Cognitiva;
Psicologia Esportiva;
Psicologia Social;
Psicologia Organizacional;
Psicologia Jurídica.
A psicologia estuda como as influências externas (a convivência com outras pessoas, familiares e as experiências de vida de cada indivíduo) e até mesmo internas (como crenças, valores e visão de mundo), afetam a forma do ser humano pensar, sentir e agir.
Todas essas conclusões são baseadas em estudos científicos testados e comprovados, feitos através dos métodos da observação, experimentação, descrição e até mesmo simulação.
Este último acontece quando o pesquisador ou professor simula possíveis comportamentos e ações, como o foco em encontrar hipóteses para solucionar problemas.
Um psicólogo consegue trabalhar em diferentes áreas dentro da psicologia, atuando de forma neutra e imparcial, com o objetivo de ajudar seus pacientes em seu desenvolvimento, através das mudanças de crenças e comportamentos nocivos.
A partir de diversas técnicas de análise, o psicólogo também é capaz de detectar doenças e distúrbios mentais ou de comportamento. Ajuda também o paciente a interpretar os seus sentimentos e orientá-lo a compreender as suas emoções.
Áreas da psicologia
As áreas da psicologia representam os diversos campos de trabalho que o profissional pode exercer a prática psicológica.
Psicologia Social
Psicologia social é o ramo da psicologia que obteve maior desenvolvimento na primeira metade do século XX. Tem como objeto de estudo o comportamento social dos seres humanos no contexto de grupos e aborda fenômenos como o encontro social, interdependência e interação social.
Entenda mais sobre a psicologia social.
Psicologia organizacional e do trabalho
A psicologia organizacional estuda os comportamentos que ocorrem no contexto de organizações e instituições. Contempla também situações relacionadas à gestão de recursos humanos dentro das empresas.
Ela também está relacionada com a psicologia do trabalho, que é mais abrangente. Enquanto a organizacional foca nas empresas e nos processos institucionais, a psicologia do trabalho tem foco no bem-estar e segurança do indivíduo em seu ambiente laboral, sendo fora ou dentro de uma organização.
Entenda mais sobre a psicologia organizacional.
Psicologia infantil
É a área da psicologia evolutiva que se ocupa da investigação e estudo das manifestações psíquicas na idade infantil. Para além do registro de cada um dos períodos evolutivos, são investigadas diversas funções em particular, como a evolução da fala, da memória, dos sentimentos, dos valores, entre outros.
Psicologia clínica
Consiste no acompanhamento e tratamento de questões emocionais dos pacientes, a partir de sessões particulares, individuais ou em grupo.
Psicologia da saúde
Consiste em ajudar doentes e demais pacientes que estejam enfrentando algum tipo de recuperação física ou mental a superarem as condições negativas impostas pela sua situação de saúde. Além disso, também fornece auxílio psicológico aos familiares da pessoa hospitalizada.
Nessa área, o psicólogo costuma trabalhar em parceria direta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais da área da saúde.
Psicologia educacional
O profissional dessa área costuma atuar em escolas, creches e demais instituições de ensino. O seu principal objetivo é ajudar alunos, pais e responsáveis a solucionarem problemas que podem estar atrapalhando o processo de aprendizagem do indivíduo.
No âmbito escolar, também é comum a presença do psicólogo como um orientador profissional, ou seja, um aconselhador vocacional que ajuda os estudantes sobre qual a melhor carreira a seguir de acordo com o perfil de cada um.
Psicologia esportiva
Trabalha diretamente com atletas e competidores esportivos, dando suporte psicológico antes e depois das competições, por exemplo.
O psicólogo desta área tem o propósito de auxiliar o esportista a conseguir lidar com suas emoções e sentimentos para que estas não atrapalhem o seu desempenho nas suas atividades.
Psicologia jurídica
O psicólogo que atua na área jurídica costuma acompanhar os processos de adoção, violência contra menores e todas as outras situações que possam abalar psicologicamente a pessoa e que estejam relacionadas com a justiça.
Na psicologia jurídica também é comum o acompanhamento psicológico dos prisioneiros, por isso a presença de um psicólogo em presídios e penitenciárias é aconselhável.
Psicologia do trânsito
O psicólogo atua no aconselhamento psicológico dos condutores, evitando que problemas emocionais afetem o desempenho dessas pessoas no trânsito.
A psicologia do trânsito ainda tem a finalidade de desenvolver iniciativas para os pedestres e motoristas com histórico de infração. O propósito é entender quais prováveis problemas sentimentais os indivíduos analisados possam ter e que influenciam direta ou indiretamente no ambiente (especificamente no trânsito).
Psicologia Forense
É a área da psicologia que está diretamente ligada com a justiça e questões legais. Neste caso, os psicólogos são responsáveis por avaliar o perfil psicológico de indivíduos criminosos, ajudar crianças em casos suspeitos de abuso, além de preparar pessoas para testemunhar em julgamentos que envolvam crimes.
Saiba mais sobre a psicologia forense.
Psicologia cognitiva
Está diretamente ligada aos processos de como o indivíduo pensa, aprende e lembra. É a área da psicologia que está focada no estudo dos processos mentais internos.
Os psicólogos que atuam na área comportamental estudam e trabalham em aspectos como atenção, motivação, aprendizado, foco, memória, solução de problemas, entre outros fenômenos associados à forma de entendimento e aprendizagem do indivíduo.
Símbolo da psicologia
A origem do símbolo universal da psicologia está diretamente ligada a etimologia da palavra. Ele representa a penúltima letra do alfabeto grego (PSY), que originou a primeira parte da palavra psicologia. Psico, em grego, significa mente ou alma.
O que um psicólogo faz?
Um psicólogo consegue trabalhar em diferentes áreas, como:
escolas;
empresas;
hospitais;
em áreas esportivas, entre outros.
Um profissional da psicologia avalia seus pacientes de forma imparcial com o objetivo de ajudá-los em suas frustrações, medos, ansiedades e traumas, ou também no desenvolvimento cognitivo e no autoconhecimento.
Atua através de uma escuta ativa, percebendo a forma que seu paciente enxerga o mundo e o que acontece ao seu redor. A partir disso, o profissional observa, compreende e descobre as distorções do paciente, identificando suas crenças criadas, sentimentos e comportamentos.
O foco do psicólogo é identificar essas distorções, fazer com que os pacientes a percebam e que a partir disso, ele compreenda suas atitudes nocivas.
Com base nesta observação e escuta, o profissional trabalha o autoconhecimento e a autopercepção, fazendo com que o paciente enxergue novas possibilidades de crenças e comportamentos, tendo uma perspectiva responsável e positiva em relação a sua vida.
Toda essa atuação do psicólogo é pautada em estudos cientificamente testados e comprovados, baseados em análises, observações e experimentos.