Sim, ultrassons são seguros, pois utilizam ondas sonoras e não radiação.
A quantidade de exames de ultrassom durante a gestação pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o curso da gravidez, recomendações médicas específicas, e a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Aqui está um resumo geral do que pode ser esperado:
Ultrassom de Datamento (primeiro trimestre): Geralmente feito entre 6 e 12 semanas para confirmar a gravidez, estimar a data de parto e verificar o número de fetos.
Ultrassom Morfológico do Primeiro Trimestre: Realizado entre 10 e 14 semanas, este exame avalia a translucência nucal, que pode ajudar a identificar riscos de algumas malformações cromossômicas, além do Doppler de artérias uterinas para avaliação do risco de pré-eclâmpsia e posterior profilaxia da mesma.
Ultrassom Morfológico do Segundo Trimestre: Feito entre 20 e 24 semanas, este ultrassom é mais detalhado e verifica a anatomia fetal, o crescimento e o desenvolvimento do bebê, além de avaliar a placenta e o líquido amniótico.
Ultrassons no Terceiro Trimestre: Alguns médicos podem recomendar ultrassons adicionais após 28 semanas para monitorar o crescimento do bebê, a posição do bebê, e a quantidade de líquido amniótico.
Ultrassons Adicionais: Dependendo das condições médicas da mãe ou do bebê, ultrassons adicionais podem ser necessários. Isso pode incluir gestações de alto risco, preocupações com o crescimento fetal ou outras questões médicas.
A recomendação geral é que ultrassons sejam realizados conforme a necessidade médica. O número de exames pode variar bastante, mas é importante que todos sejam realizados sob orientação de um profissional de saúde qualificado para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.
Abdome total:
– Jejum de 8 hrs. Beber 5 copos de água 1 hora antes do exames, pois é necessário estar com a bexiga cheia.
Abdome superior:
– Jejum de 8 hrs.
Pélvico Feminino e Próstata:
– Beber 5 copos de água 1 hora antes do exames, pois é necessário estar com a bexiga cheia.
Demais exames:
– Não é necessário preparo.
Ultrassons são extremamente úteis, pois são baratos em comparação a outros exames, não emitem radiação e não são invasivos. Entretanto, algumas condições não são detectadas e necessitam de exames complementares, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia e colonoscopia, entre outros, de acordo com as necessidades específicas de cada doença.
Varia, mas em geral de 5 a 10 minutos. Exames de Doppler e obstétrico morfológico exigem maiores tempos, geralmente entre 15 e 40 minutos, respectivamente.
Pode ser necessário, dependendo do tipo de ultrassom e da política da clínica. Na Clínica Suprema Família, nós não exigimos pedido médico.